21 novembro, 2005

«VENDAS AGRESSIVAS» e ALMOÇOS GRÁTIS

Proponho uma pausa para reflectir nas técnicas, muito em voga nos últimos anos, que dão pelo nome de "técnicas de venda agressiva". Toda a empresa sonha com este tipo de tácticas e muitas recorrem a expedientes que podem ser considerados autênticos contributos teóricos para a arte de bem furtar a toda a brida! Quanto a mim a expressão ou é mal empregue ou é por si própria “agressiva”.
Venda agressiva é do meu ponto de vista sinónimo da utilização de argumentos extrínsecos mas irrecusáveis que usam de um determinado grau de violência persuasiva do tipo: − “senão me compra este seguro de saúde como vou poder pagar a fisioterapia da minha tia na clínica lá do bairro?” ou mesmo “bom está nas suas mãos adquirir esta enciclopédia e ajudar-me a comprar o último modelo da Volvo que me anda a fazer a vida num inferno!"
São autênticas vendas forçadas, uma espécie de contributos teóricos para a arte de bem furtar a toda a brida que usam a boa consciência e natural estupidez das pessoas para as fazer adquirir aquilo que está em 109.º lugar da lista de bens a consumir! Mas não sou eu que o digo, é mesmo o Decreto-Lei nº 272/87, de 3 de Julho que o assegura.
Com este Decreto passei a perceber qual a ideia que está subjacente as estas técnicas… é fazer com que as pessoas se tornem usufrutuários de bens e serviços a título gratuito; senão leia-se o parágrafo 1 do artigo 15.º da referida lei:

“Sem prejuízo do disposto no artigo 62.º do Decreto-Lei n.º 28/84, de 20 de Janeiro, o destinatário de um produto recebido sem que por ele tenha sido encomendado ou solicitado, ou que não constitua o cumprimento de qualquer contrato válido, não fica obrigado à sua devolução ou pagamento, podendo conservá-lo a título gratuito.”

Afinal sempre há almoços grátis, Dr. João César das Neves!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tás lá, tás cá. Eheheheh
Se há almoços grátis, tens que me dizer onde fica esse restaurante.
Já agora, com um grupo tão grande, não há para aí nenhum ou nenhuns candidatos que façam frente aos candidatos Felisberto Iscas e Jack Martini??

Sendo assim, vou em busca desses almoços grátis.

segunda-feira, novembro 21, 2005 4:44:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home