03 março, 2006

TODOS OS CURSOS SÃO BONS PARA ABRIR A MENTE

Agora que vivo na aventura e me deixei de estressar com coisa séria, fiquei unha com carne com Iemanjá. Meus amigos de Portugal dizem que estou adivinhando chuva, ou que um xangô fez uma macumba carioca ou candomblé baiano para mim ficar chupando o dedo. Mas eu disse para eles “Quem cospe no fogo fica tuberculoso!” E p’ra ninguém dizer de mim que estou a enfeitar o maracá eu conto tudo p’ra vocês!
Pois eu comecei aprendendo misticismo brasileiro aqui no Rio e agora estou fazendo curso de samba e engenho novo na escola da tijuca e aprendendo fole na escola de filho de santo. Meu probrema é que comecei falando muito tarde porque meus papais me botaram bem nené, olhando no espelho. Diziam lá no sertão que recebi o exu; dai para cá foi só borrada, mas agora acabou que sou homem novo!
Na escolinha da tijuca eu sambo e sinto a alegria dos portugueses que fundaram esta escola. É como se o babalorixá purgasse minha alma, pô! Agora no carnaval do Rio eu estou esquecendo a tristeza que vi em Marco de Canavezes e na favela da cacajuba onde moro. A batucada fez eu não ver as mortes na rua e agora sigo dandalunda e contente pelo calçadão deste Rio da vida carioca.
Ó português faz como eu, este cursinho está abrindo minha mente de tal modo que não me lembro mais que nasci várias vezes no sertão de Canavezes. De há um mês p’ra cá sou carioca e tudo está jóia! Agora acredito no progresso sem trabalho, na labuta da gaita ou no jogo do gagau do bom viver sem estresse! O português é cafona e goteira e eu sou mais eu!
Edalázio Lima
(ex Joaquim Silva)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

xi menino num brinca com candomblé senão quer virar cuca sem cabeça, malandro!

sexta-feira, março 03, 2006 11:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

the english translation is superb, i found this curious example: "Who cospe in the fire I am tuberculoso"

sexta-feira, março 03, 2006 11:49:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home